quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Reflexões da Sagrada Escritura: Os Judeus


28ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira 19/10/2017
Primeira Leitura (Rm 3,21-30)
Responsório (Sl 129,1-2. 3-4. 5-6 (R. 7))
Evangelho (Lc 11,47-54)

1. Na primeira leitura estamos diante da polêmica de São Paulo com os judeus; Deus manifestou sua misericórdia, cumpriu o que foi dito pela Lei e os profetas em Cristo, o Senhor. Pelo Preciosíssimo Sangue do Divino Redentor formos salvos e justificados. A religião nacional dos judeus passou, é tempo da religião universal, católica, onde pela Fé em Cristo, todos os povos podem encontrar o caminho da salvação. Deus não é Deus só dos Judeus, mas de todo o Universo. Quão difícil foi para os judeus compreenderem isto, e quão difícil ainda o é... Muitos de nossos irmãos judeus caíram na idolatria de si mesmos, e, movidos por um orgulho maligno continuam a rejeitar a Fé. Lia eu recentemente O Talmuld Desmascarado de autoria do Pe. Pranaitis, uma leitura assustadora que mostra a que ponto decaiu este povo e, o seu desprezo para com aqueles fora de sua etnia, pejorativamente chamados de goiym.

2. Creio que é oportuno relembramos o que ensina-nos a Igreja sobre a atuação situação dos judeus, recorramos pois ao Catecismo Maior de São Pio X
223) Quem são os que não participam da comunhão dos Santos?
Aqueles que não participam da comunhão dos Santos são, na outra vida, os condenados, e nesta vida aqueles que não pertencem nem à alma nem ao corpo da Igreja, quer dizer, aqueles que estão em estado de pecado mortal e se encontram fora da verdadeira Igreja.

224) Quem são os que se encontram fora da verdadeira Igreja?
Encontram-se fora da verdadeira Igreja os infiéis, os judeus, os hereges, os apóstatas, os cismáticos e os excomungados.

226) Quem são os judeus ?
Os judeus são aqueles que professam a lei de Moisés, não receberam o batismo, nem crêem em Jesus Cristo. 
Rezemos pela conversão dos Judeus.

3. O salmo de hoje, Salmo 129, também chamado de “De Profundis”, é belíssimo! Abaixo encontra o leitor a melodia composta por Arvo Pärt, com a letra em latim eclesiástico.



4. No Evangelho a polêmica com os judeus continua, Cristo denuncia a hipocrisia fratricida dos fariseus, que descendendo daqueles que mataram os profetas, fingem honrá-los ás vistas do povo, construindo sepulcros e mausoléus. Ainda hoje, mesmo entre os batizados, há gente assim, gente que honra os santos apenas com os lábios, sequestra sua imagem para seus fins ideológicos, mas caso estivessem caminhando ainda por este mundo, seriam assassinados por esses mesmos homens. Penso eu nós Teólogos da Libertação, cujo os pais, os comunistas, também foram os assassinos dos profetas, santos e apóstolos...

5. A fim do Evangelho, nos é dito que os fariseus e mestres da Lei: Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa (...)> (Lc 11, 54). Ainda hoje é assim, os maus estão a todo o tempo maquinando para destruir aqueles que ousam denunciá-los. Fiquemos atentos, e que Deus nos proteja!

6. Hoje é também dia de São Pedro de Alcântara, padroeiro do Brasil. Que tal aproveitar para conhecer um pouco sobre a vida deste grande santo? O Professor Angueth nos auxilia com está excelente palestra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário