quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Reflexões da Sagrada Escritura: Da Anunciação da Virgem Maria


3ª Semana do Advento - Preparação próxima do Natal - Quarta-feira
Primeira Leitura (Is 7,10-14)
Responsório (Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. 7c.10b))
Evangelho (Lc 1,26-38)

Na proximidade do Santo Natal, a liturgia hoje direciona nossas reflexões ao episodio da Anunciação. É oportuno, pois, recorrer ao Catecismo, afim de clarificar melhor alguns aspectos deste santo mistério:
148) Onde habitava a Santíssima Virgem quando lhe apareceu o Anjo São Gabriel?A Santíssima Virgem, quando lhe apareceu o Anjo São Gabriel, habitava em Nazaré, cidade da Galileia.

149) De que modo o Anjo Gabriel saudou a Virgem Maria quando Lhe apareceu?Quando o Anjo Gabriel apareceu à Virgem Maria, dirigiu-Lhe aquelas palavras com que nós A saudamos todos os dias: “Ave, ó cheia de graça; o Senhor é conVosco, bendita sois Vós entre as mulheres”.

150) Qual foi a atitude da Santíssima Virgem ao ouvir as palavras do Anjo São Gabriel?
Ao ouvir as palavras do Anjo São Gabriel, a Santíssima Virgem perturbou-Se, verificando que A saudavam com títulos tão novos e gloriosos, dos quais se julgava indigna.

151) De um modo especial, que virtudes mostrou a Santíssima Virgem ao anúncio do Anjo São Gabriel?
Ao anúncio do Anjo São Gabriel, a Santíssima Virgem mostrou de um modo especial: pureza admirável, humildade profunda, fé e obediência perfeitas.

152) Como a Santíssima Virgem Maria, ao anúncio do Anjo São Gabriel, deu a conhecer seu grande amor à pureza?
Ao anúncio do Anjo São Gabriel a Santíssima Virgem Maria deu a conhecer seu grande amor à pureza com a solicitude de conservar a virgindade, solicitude manifestada por Ela precisamente na ocasião em que ouvia dizer que estava destinada à dignidade de Mãe de Deus.

153) Como a Virgem Maria, ao anúncio do Anjo São Gabriel, deu a conhecer sua profunda humildade?
Ao anúncio do Anjo São Gabriel a Virgem Maria deu a conhecer sua profunda humildade com as palavras: “Eis aqui a escrava do Senhor”, que Ela disse precisamente no instante em que se tornava Mãe de Deus.

154) Como a Virgem Maria, ao anúncio do Anjo São Gabriel, mostrou sua fé e obediência?
Ao anúncio do Anjo São Gabriel a Virgem Maria mostrou sua fé e obediência dizendo: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

155) Que sucedeu no mesmo momento em que a Virgem Maria consentiu em ser Mãe de Deus?
No próprio momento em que Maria Santíssima consentiu em ser Mãe de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade encarnou-se no seu seio, tomando corpo e alma como os nossos, por obra do Espírito Santo.

156) Que nos ensina a Virgem Maria em sua Anunciação?
A Santíssima Virgem em sua Anunciação: 1º Ensina em particular às virgens que façam grandíssima estima do tesouro da virgindade; 2º Ensina-nos a todos a dispor-nos com grande pureza e humildade a receber dentro de nós Jesus Cristo na Sagrada comunhão; 3º Ensina-nos a submeter-nos prontamente à vontade divina.

Catecismo Maior de São Pio X; Instrução – Sobre as festas de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem e dos Santos; Segunda Parte – Das festas solenes da Santíssima Virgem e das festas dos Santos; Cap. III – Da Anunciação da Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário