quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

“Não seja assim entre vós”


2ª Semana da Quaresma - Quarta-feira 
Primeira Leitura (Jr 18,18-20) 
Responsório (Sl 30) 
Evangelho (Mt 20,17-28) 

Tal qual o profeta Jeremias, que na primeira leitura é perseguido por aqueles pelos quais intercedeu, Nosso Senhor Jesus Cristo anuncia aos apóstolos a sua Paixão, Morte e Ressurreição em Jerusalém. Mas, eles não entendem, e ficam a disputar entre si cargos e glórias no Reino que virá. Cristo fala das coisas divinas, mas os apóstolos, pobrezinhos, estão presos as coisas humanas. Para colocar fim as contendas, ensina-nos o Divino Mestre: <Jesus, porém, chamou e lhes disse: “Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.” (Mt 20, 25-28)>; a lógica de Cristo, a lógica de sua Igreja, não é a lógica do mundo mas a lógica da Cruz e do serviço. 

Vi dias atrás um episódio em que alguns cidadãos hostilizam os bispos, gritando palavras de ordem, acusando-os de comunismo, militando agressivamente. Pela força de suas palavras pretendiam eles subjugar a autoridade episcopal, por meio da intimidação, do autoritarismo, dos gritos, da lógica do mundo.

 

“Não seja assim entre vós”, pensemos nas palavras do mestre e não importemos para dentro da Igreja a lógica militante das ideologias, já não basta a pérfida teologia da libertação, agora se está a instrumentalizar a Fé por certa “teologia da liberdade”. Sirvamos a Igreja, proclamemos a doutrina, combatamos a erro, mas com prudência, abraçando a cruz, buscando a santidade, e sobretudo servindo a Igreja. Não é por uma atitude histérica e desrespeitosa que atrairemos os homens a Cristo, não são os ideólogos aqueles que dissipam as heresias, mas os santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário