sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Questões sobre Demonologia

25. Que tipo de ação exercem os demônios sobre o mundo?
A maléfica e adversa ação do Diabo e dos demônios afeta pessoas, coisas e lugares, manifestando-se de diversos modos.

26. Que tipo de capacidades naturais têm os anjos e demônios?
Têm um certo domínio sobre as realidades materiais, por exemplo, podem mover objetos e têm capacidade de atuar sobre os nossos sentidos externos ou internos.

27. Os demônios podem fazer verdadeiros milagres?
Não, só Deus pode fazer milagres propriamente ditos, mas os demônios, em decorrência de suas capacidades naturais, podem fazer coisas prodigiosas e extraordinárias que parecem milagres aos homens. De fato, por vezes, "quando os demônios realizam algo pelo seu poder natural, nós o chamamos de milagre, não de modo absoluto, mas em relação à nossa capacidade [humana], e é assim que os bruxos realizam milagres graças aos demônios."

30. Que sinais podem indicar a presença de distúrbios diabólicos?
Conhecer línguas desconhecidas à pessoa, bem como fatos ocultos, manifestar uma força acima do normal e ter aversão às coisas sagradas. Ver, ouvir, sentir, cheirar e imaginar coisas inexplicáveis à luz das ciências psicológicas. Ter doenças ou distúrbios somáticos inexplicáveis a luz das ciências médicas. Acontecimentos estranhos com objetos e animais inexplicáveis a luz da ciência, como, por exemplo, coisas que se movem do lugar sozinhas, eletrodomésticos que se acendem e desligam sozinhos etc.

31. O que é um malefício?
"O malefício é o poder de fazer o mal a outros. graças a um pacto e com a ajuda dos demônios. Distingue-se da magia que tem como objetivo realizar prodígios enquanto este vem direcionado a fazer mal a alguém". "O malefício contém uma dupla malícia. Por um lado é contrário à virtude da religião, pois trata-se de culto ao demônio, por outro é contrário à caridade e à justiça, pois causa um dano injusto ao próximo."

32. Como se pode destruir um malefício?
Por meio de uma vida construída na graça de Deus, da frequência dos sacramentos, principalmente da Eucaristia e da Reconciliação, dos sacramentais, de modo especial dos exorcismos, dos objetos religiosos abençoados, das peregrinações a lugares santos, da invocação dos santos, da destruição dos objetos utilizados no malefício e das orações de libertação.

- Pe. Duarte Sousa Lara. Demônio, Exorcismo e Oração de Libertação em 40 Questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário