quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A cultura pop não nos compreende...

Acabo de assistir Caça as Bruxas (Season of the Witch); o filme foi lançado em 2011 (baixei via Torrent) e na época nem dei muita atenção. Quase todos os filmes que tratam deste período histórico se encarregam de difamar a Igreja,  pensei se tratar mais do mesmo. Estava enganado, o filme é bom, e é até simpático a Igreja (motivo pelo qual foi massacrado pela mídia progressista). Mas é só isso. Um filme pop, legal e levemente simpático a Igreja. Não é nenhuma obra prima, tanto menos um filme católico.

E como digo que não é um filme católico? Simples: o elemento mais importante da narrativa, o que da sentido a história (lá vem spolier...) é um fictício livro de preces e rituais escritos por Salomão, a única arma capaz de derrotar bruxas e demônios. Se valoriza em demasia um "texto secreto em latim" enquanto  os sacramentos, as relíquias dos santos, nada disso tem lugar no épico combate contra bruxas e demônios, salvo a água benta, que (em fidelidade ao clichê hollywoodiano) queima o capeta.

Queria escrever mais coisa, mas não tem, é isso. Só isso. A cultura pop não entende o catolicismo. Nem o de hoje, quiçá o medieval. Não é triste? Não é triste que não consigamos sequer transmitir uma visão correta de nossa identidade ao mundo de hoje?

De todo o modo, o filme é legal e serve para entreter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário