sábado, 1 de agosto de 2020

Dom Athanasius: "O Cristianismo é (...) uma crença sobrenatural em uma doutrina"

Diane Montagna: Então o senhor acha que a ênfase principal no Cristianismo está no aprendizado, por meio do intelecto?

Dom Athanasius: O nome original dos cristãos, dos seguidores de Jesus Cristo, era "discípulos" ("alunos", "aprendentes"), aqueles que foram instruídos em uma doutrina, na doutrina revelada por Deus. Além do ato de oferecer o sacrifício de Seu Corpo e Sangue na Cruz, para a salvação de toda a humanidade, a principal obra de Jesus Cristo na terra era ensinar a doutrina de Deus Pai, embora essa última obra estivesse subordinada ao ato salvífico de Seu Sacrifício na Cruz. Cristo disse: "A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou" (Jo 7:16).

O solene mandamento divino que Cristo deu aos Seus Apóstolos e à Sua Igreja para todos os tempos consiste principalmente no ensino, na transmissão de uma doutrina de verdades. "Portanto, ide e instruí todas as nações, ensinando para que observem tudo que vos ordenei" (Mt 28:19-20). O Cristianismo é, portanto, essencialmente uma fé e crença sobrenatural em uma doutrina divinamente revelada com a implementação inseparável da doutrina na vida moral, por meio de boas obras, com a ajuda da graça de Deus. De acordo com Atos 2:42, os primeiros cristãos de Jerusalém foram caracterizados por quatro características: "perseverar na doutrina dos Apóstolos" (doctrina fidei, vertatis), "comunhão" (koinonia, comunhão hierárquica), "partir o pão" (Fractio panis, Santa Eucaristia) e "orações" (orationes, especialmente a liturgia). É significativo que um apego fiel a doutrina e à verdade seja mencionado como a primeira característica dos cristãos. A sugestão de que ser cristão não é aderir à doutrina é uma contradição e negação direta do ensino divino, que diz que um cristão deve "perseverar na doutrina dos Apóstolos".

- Dom Athanasius Schneider e Diane Montagna. "Christus Vincit: o triunfo de Cristo sobre as trevas destes tempos"; p. 232.

Nenhum comentário:

Postar um comentário