quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Chá de ninfa?

Já é de noite no momento em que escrevo esse texto, e até que o termine, creio que meu chá já esfriou. Dentre outras coisas, o chá de hortelã é recomendado para uma noite de sono tranquila, por suas propriedades calmantes. E este é justamente o tema desse texto, o chá ou mais especificamente a Hortelã. 

Há uma antiga lenda grega que trata da origem desta planta: Minta ou Menta era uma ninfa que habitava no rio Cocito, e não uma ninfa qualquer, mas a mais bela de todas elas. Sua beleza era tamanha, que despertara a paixão de Hades, o rei dos mortos. Só que havia um probleminha... Nessa época Hades já era casado com Perséfone. Como os mitos gregos são uma servergonhice de fazer inveja a qualquer novela da globo, Minta tornou-se amante de Hades, e não obstante passou a gabar-se que este expulsaria a Perséfone, e faria dela (Minta) sua esposa e rainha do submundo. É claro que a outra dona não gostou nada dessa história e ao descobrir o caso, amaldiçoou Minta transformando-a em uma planta, a menta[1]. Ou seja, esse cházinho que estou bebendo (ou infusão a depender de sua perspectiva teórica) um dia já foi uma bela waifuzinha que abalou o submundo. É claro que é apenas uma lenda boba, mas é divertido pensar a respeito, não? 

Voltando as propriedades medicinais do chá de hortelã (cujo nome científico é Mentha×piperita), é também excelente no alívio dos gases intestinais, pois ele aumenta a secreção do suco digestivo e, com isso, reduz as contrações musculares estomacais. Sendo indicado para combater o inchaço e a flatulência. Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago.  Li também que a hortelã é uma erva rica em antioxidantes, que ajudam a proteger e reparar as células dos danos causados por radicais livres[2], embora eu realmente não entenda nada disso... Ah, e minha avó dizia que era bom para gripe também! 

Seja como for, se a mitologia e a medicina não forem bons argumentos, saiba que o sabor da bebida é agradável e com um pouco de mel fica melhor ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário